Fusão e Fissão nuclear

FISSÃO NUCLEAR 
 
  Chamamos de fissão nuclear o processo de reação que começa com o choque entre um nêutron e um núcleo instável. O resultado desse processo é a quebra do núcleo. Há, com a fissão do núcleo, a produção de novos nêutrons que se chocarão com outros núcleos instáveis,  caracterizando um bombardeamento de partículas como um processo em cadeia.
  Controlando-se o número de nêutrons produzidos e a quantidade de 235U, pode-se controlar a taxa de fissão ao longo do tempo. Essa reação em cadeia, denominada controlada, é o processo utilizado em um reator nuclear. Já em uma bomba atômica, as fissões ocorrem todas em um intervalo de tempo muito curto, gerando uma enorme quantidade de energia e provocando a explosão.
  Como exemplo desse processo, podemos citar o núcleo do Urânio que pode sofrer a fissão nuclear e gerar uma quantidade muito grande de energia. Esse elemento é considerado radioativo.

Fissão: ato ou efeito de fender, de cindir; cisão, separação

FUSÃO NUCLEAR
  A fusão nuclear, por sua vez, é um processo que consiste não na divisão, mas na união de núcleos, dando origem a novos elementos químicos. Isso acontece por meio da colisão de dois átomos que, juntos, formam um terceiro mais pesado. Durante o processo há a liberação de energia – e dependendo dos reagentes, pode gerar também um nêutron livre. Esse processo, no entanto, não acontece de forma natural, uma vez que seus campos eletromagnéticos se repelem. A pressão e a temperatura altas podem fazer com que os eletros se dispersem, tornando possível a colisão.
  A fusão nuclear somente é possível de forma natural em estrelas como o sol, por exemplo.Começou a ser estudada na década de 30, quando começou a ser pesquisada com intenções de uso militares. Apesar disso, seu uso também é aplicado na produção de energia – estudo que começou na mesma década e permanece até os dias de hoje.
  Esse processo é usado para a produção de bombas de hidrogênio – um tipo de bomba nuclear –, mas também como forma de produzir energia que, acredita-se, será seu uso principal no futuro.

Vantagens

A fusão nuclear controlada proporcionaria uma fonte de energia alternativa relativamente barata para a produção de eletricidade e contribuiria para  poupar as reservas de combustíveis fósseis como o petróleo, o gás natural e o carvão, que decrescem rapidamente.

Fusão: ato ou efeito de fundir(-se).




Keila Guindani Becker

Comentários

Postagens mais visitadas